A RENÚNCIA DE AGRA

Já era esperado essa nova configuração da cena política de João Pessoa. Cartaxo teve um apoio de peso e terá máquina municipal a seu favor. Resta saber se realmente essa aliança é definitiva. Analisando friamente a situação de Agra, se um marketeiro planejasse toda esta trajetória desde a sua primeira candidatura, não teria sido tão bem sucedido.

Vamos voltar lá atrás, quando Agra renunciou sua candidatura. Muitos personagens importantes da nossa política e especialistas conhecidos me diziam que esta renúncia fazia parte de um grande teatro armado por RC, como ação de um marketing pessoal para o prefeito aumentar sua popularidade.

Entendi este tese como muito maquiavélica e até mesmo possível de ser verdade, mas mesmo assim não acreditava nesta hipótese, por não considerar o perfil de Ricardo capaz de estratagema deste nível, que não só é duvidoso, no que diz respeito a moral, como também sem garantia nenhuma de sucesso. Seria uma estratégia muito tortuosa para se tentasse alcançar êxito.

O tempo provou que eu não errei e que a renúncia de Luciano Agra a sua candidatura não era mero jogo de cena, mas sim a  falta de visão política do "coletivo". Até por que, Agra não estava precisando de nenhuma estratégia para aumentar sua popularidade, já que pesquisas da época o mostravam em primeiro lugar.

Enfim, esse cenário hoje existe somente por falta de habilidade política.