O PLURALISMO NO CENÁRIO ELEITORAL DAS 2 CIDADES MAIS IMPORTANTES DA PARAÍBA


Apesar da crise no PSB já instalada, o governador Ricardo Coutinho ainda insistiu nesta quarta-feira (02) que o PSB está unido e que os socialistas estarão todos juntos no mesmo palanque durante as eleições deste ano.

RC falou durante entrevista concedida ao programa Tambaú Debate, que é transmitido pela Rádio Tambaú FM e TV Tambaú.

“O PSB está unido, claro tem algumas pessoas que discordam de alguns pontos, mas está unido. O partido tem uma candidata, que é Estelizabel Bezerra, e que por sinal é uma ótima candidata, uma pessoa que está com a cabeça aberta que já passou por três secretarias importantes e que conhece as políticas públicas necessárias para a cidade”, disse o governador.

“Luciano Agra vai estar no palanque de Estelizabel e não teria porque não estar. Até porque ele teve todo apoio do partido. Isso não é uma coisa pessoal, é um conjunto de idéias, então não tem porque não estarmos juntos”, ressaltou.

Entendo que o projeto de RC pode ser bom para a Paraíba, mas por melhor que seja um programa de governo ou um projeto político, ele não será implantado a contento se não houver o diálogo com os vários setores da sociedade civil e também paralamentares das respectivas AL e câmaras de vereadores.
O pior é que a prática das imposições e a falta de diálogo vem de dentro do próprio partido do governo, o PSB, que hoje vive uma crise que irá ter consequências, ouso dizer, coloca em risco incalculável até a sobrevivência do mesmo.

Apesar da declaração de RC e não é somente como ele disse, que em alguns pontos as pessoas discordam, Luciano já fala entre amigos que vai bater chapa com Estelizabel. E mais, se o governo estadual perder a prefeitura , já ouvi pessoas de peso político falarem, que pode acontecer ações extremas vindas de grupos políticos opostos ao governador.

RC não dialoga com deputados, categorias, professores, lideranças comunitárias e sindicais, e por aí vai. O Governador tem uma personalidade forte, todos sabemos, mas RC precisa entender que governar é atribuição sua, mas não é sábio e nem eficiente querer governar sozinho. O PSB tem pessoas com prerrogativas para contribuir de modo substancial com a Paraíba. Um pequeno grupo não consegue realizar o projeto, tanto isso é verdade, que a crise no partido e entre os aliados simplesmente prova tais afirmações.

Gostaria muito que a Paraíba não voltasse ao tempo em que era refém das disputas egoístas de apenas dois grupos políticos. O retorno da polarização eleitoral jamais deverá acontecer novamente, sob risco de um grande retrocesso político no estado.

Estou encantado com o cenário eleitoral de João Pessoa e também de Campina Grande. Nunca houve na história deste torrão nordestino tamanha pluralidade e imprevisibilidade nos resultados da eleições nas cidades mais importantes da Paraíba. As eleições hoje podem ser comparadas a uma corrida de fórmula 1, todos estão no páreo, mas somente vencerá quem tiver o melhor carro.

São em tese 5 candidatos com chances reais de chegar na bandeirada em João Pessoa e 3 candidatos em Campina Grande.

É se refenciando neste quadro que o PSB deve repensar suas decisões recentes, não impondo apenas o candidato que RC prefere, até porque foi uma escolha que a Paraíba não entendeu. Mas deve dar chances iguais para que Luciano Agra, Estelizabel, Bira e outros se houverem, façam as prévias de forma igualitária e transparente.

Se assim o governador deixar que seu partido trabalhe, os paraibanos sentirão muito mais segurança e credibilidade no candidato indicado, disso RC pode ter a mais absoluta certeza.
Mas ainda encerro dizendo que, ninguém destes prováveis candidatos citados acima tem mais direito de se-lo que o prefeito Luciano Agra.

Faço uma analogia, que quando um proprietário aluga um imóvel, o inquilino sempre tem preferência na renovação do contrato, e no caso de Luciano, devemos deixar o proprietário que é o povo decidir a uma nada mais do que justa reinvidicação do atual prefeito ter a sua chance de ser um eleito diretamente pelo povo.

É Legítima esta aspiração!

Enfim, que o PSB acorde e promova uma oportunidade igual a quem quiser ser o candidato do PSB.

Que as Prévias, um evento tão democrático, decidam!