Nova pesquisa sem tempo de TV sai, e quase nada muda no cenário de JP

A pesquisa Consult realizada em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, revela um empate técnico entre o senador Cícero Lucena (PSDB), com 25,3% das intenções de voto (pesquisa estimulada), e o ex-governador José Maranhão (PMDB), com 24,9%. A diferença entre os dois candidatos é de 0,4 ponto percentual.

Em terceiro lugar, com 14,2%, segue o deputado estadual do PT, Luciano Cartaxo, a quarta colocada na pesquisa é Estelizabel Bezerra (PSB), com 9%.

Os nanicos quase não pontuaram. Dos eleitores entrevistados, os indecisos (não sabem dizer) somam 15,4%, enquanto que 11% responderam que não votariam em nenhum dos citados na entrevista.

Na pesquisa espontânea, o quadro se mantém em relação aos números da estimulada. O peemedebista José Maranhão tem 20,7% das intenções de voto e o tucano Cícero Lucena obteve 20,1%.

O petista Luciano Cartaxo obteve 11,8%, uma diferença de quase três pontos percentuais em relação à estimulada. A socialista Estela Bezerra foi citada por 6,4% dos eleitores entrevistados. A diferença com relação à consulta estimulada é de três pontos percentuais.

Os nanicos não foram citados pelos eleitores entrevistados.

Dos eleitores entrevistados na pesquisa, 27,4% responderam que ainda não sabem em quem votarão para prefeito da Capital e 12,7% disseram ‘nenhum’ dos candidatos postos para a disputa. Lembrando que pesquisa de campo foi realizada nos dias 18 e 19 deste mês, sem o tempo de TV.

Como se vê, muito pouca coisa mudou desde a última pesquisa encomendada pelo Jornal da Paraíba, já que a campanha dos candidatos se resumiu a caminhadas pelos bairros e comunidades da capital e visitas as lidera\nças. Essa campanha tem sido atípica, até mesmo um pouco apática, diferente das eleições passadas.

Um das causas é a lei eleitoral muito mais rígida e a inflação reinante no mercado eleitoral, graficas, materiais de propaganda, equipes de campanha, rádio, TV, etc., o que faz com que as coordenações de campanha estejam deixando para gastar tudo no último mês de campanha ou, seja setembro, que é com certeza o mês decisivo e mais importante antes do dia 07 de outubro.

Claro que a primeira semana de outubro vai ferver, assim esperamos, mas aí já é a campanha nas ruas disputando o voto no corpo a corpo.

E vemos que Estela não sai do lugar mesmo. E agora Ricardo?