AMIGO PARAIBANO OU BRASILEIRO, VOCÊ PODE TER SIDO ESPIONADO PELA NSA! DILMA EM SILÊNCIO.

O Presidente Barack Obama disse que é impossível conciliar 100% de segurança com 100% de privacidade? Essa é a justificativa mais usada por orgão ou pessoas comprometidas em violar a privacidade alheia, desde o atentado mais esquisito e suspeito da história do ocidente em 11 de sentembro de 2001.

Se isso fosse autêntico, o mundo ocidental teria 100% de segurança contra atentados que ocorreram após a queda das torres gêmeas. O que absolutamente não acontece, pois mesmo sabendo antecipadamente do que iria se concretizar, as forças de segurança não fizeram nada nas explosões da Maratona de Boston.

O problema passa a ser, portanto, o quanto de privacidade é razoável ceder, se é que dentro do conceito "liberdades civis" é possível analisar os fatos por este parâmetro. Suspeito que a legislação norte-americana pós-11 de Setembro foi muito além do razoável. 

O editorial do "Financial Times" alerta: "Esses poderes legais podem ser necessários para lidar com as contínuas ameaças terroristas que os Estados Unidos enfrentam --fato sublinhado pelos ataques a bomba em Boston. Mas, para reter a confiança do público, deveriam sempre ser exercidos de forma proporcional  e sujeitos a algumas checagens efetivas". 

Nem no Estados Unidos paranóico, na América Latina, incluindo o Brasil e muito menos na Europa , há quem não veja a menor proporção entre a "ameaça terrorista" e o imenso aparato de controle criado pela NSA. Nas verdade não é espionagem contra o terrorismo e sim controle de seus próprios cidadãos.

Será mesmo que a população norte-americana pediu este tipo de proteção? Será mesmo um desejo dos cidadãos do norte da América, esta intervenção "background" totalmente violadora nas suas vidas privadas?

Clóvis Rossi da Folha de São Paulo cita em seu blog, o americano e professor de Relações Internacionais na Universidade Harvard, Stephen M. Walt, que escreveu na "Economist":
"Terrorismo convencional --mesmo do tipo sofrido no 11 de Setembro-- não é uma ameaça séria à economia norte-americana, ao modo americano de vida ou mesmo à segurança pessoal da esmagadora maioria dos americanos, porque a Al Qaeda e seus parentes não são nem poderosos ou preparados o suficiente para causar tanto dano quanto poderiam desejar". 

Clóvis acrescenta que Walt vai ao extremo de afirmar que os norte-americanos correm muito mais riscos com acidentes de automóvel ou mesmo na banheira do que com o terrorismo."

Nem é preciso dizer que há algo mais por trás dessa violação de privacidade pelo Governo Obama, que somente combate ao terrorismo por assim dizer.

Não concordo com a tese de que o medo paranóico fez o povo americano aceitar esse ataque contra a constituição americana depois das torres gêmeas. A questão é que os simples mortais americanos estão como o resto do mundo. Sabendo de toda essa bandalheira somente agora.

É isso que na verdade explica uma reação relativamente moderada à invasão agora exposta. Nos EUA, ainda não caiu a ficha que já está caindo. Não tenham dúvida que os americanos irão reagir a altura. Aliás, já começaram.

A Europa já começou a reagir. Essa historinha para boi dormir que o facebook, o google e outras grandes empresas da WEB não venderam ou cederam seus dados não engana nem a minha filha de 11 anos que ficou indignada com a situação.

Quantas vantagens não tem um empresa destas agora? São praticamente intocáveis.

Vendo sobre outro prisma e perdoem- me o infame trocadilho, Edward Snowden, o jovem espião que revelou ao mundo o software de invasão de dados do mesmo nome controlado pelo NSA, está sendo caçado pelo mundo agora. Se fosse de acordo com os filmes de espionagem produzidos por Hollywood, os responsáveis na NSA seriam presos e Edward seria elevado a categoria de herói defensor da Carta Magna estadunidense.

O que muita gente não sabe é que em 2009. o site inglês The Register noticiou que a Agência de Segurança Americana (NSA) estaria oferecendo bilhões de dólares por uma tecnologia que a permitiria "grampear" ligações utilizando o software de Voz sobre IP Skype. Estas informações teriam sido passadas por um executivo de uma empresa especializada em tecnologias para interceptação telemática(grampo) em uma feira desta indústria, realizada na época em Londres. O artigo também sugere que a eBay (que na época era dona do Skype) também poderia faturar alto para facilitar a NSA as interceptações de ligações via Skype.

Não sabemos se foi o Ebay que poderia ter feito acordo com a NSA ou se foi a Microsoft, atual dona do Skype, mas a verdade é que estas empresas devem uma explicação ao mundo, porque não foram só os dados dos americanos que foram violados, mas dos cidadãos de outros países também, e uma investigação em nível mundial tem de ser feita chegando aos verdadeiros responsáveis para que sofram uma severa punição, mesmo que seja o próprio falso Obama. Nunca acreditei na autenticidade dele.

A espionagem estadunidense ultrapassou em larga escala do limites aceitáveis e você, amigo leitor, pode ter sido vasculhado sem nunca saber e o que é pior, não poder fazer nada, já que a ex-guerrilheira e presidente Dilma e o seu governo estão em silêncio absoluto sobre o caso.